O meu último post

Imbicto leitor,

Regresso, hoje – agora – ao “local do crime”. Estou no local onde surgiu a ideia e alguns artigos para este blogue. Tudo começou com uma brincadeira; com crítica em poema que, posteriormente descobrira já ser explorada de outra forma pelo Joker. E assim lemos, por estes dias, o blogue, já em prosa, derivado que foi o estilo em respeito por alguém que já o fazia, mas que desconhecia.

O Imbicto Poema nunca foi o blogue mais popular da Bluegosfera. Também não foi o menos visitado, com toda a certeza, graças à resposta das visitas que em cerca de um ano superaram a centena de milhar. Seja como for, nunca foi esse o objectivo, assim como não foi fazer dinheiro a pretexto do meu clube – apesar das várias propostas de apoio prontamente declinadas por uma questão de princípio.

Defendi o meu FC Porto até onde podia. Numa, ou noutra vez, posso ter excedido os meus limites, ou os limites de uma certa tolerância politicamente correcta. Não sei… O que sei é que não me arrependo de ter opinião. Não me arrependo de ter a minha opinião.

Todos conhecem a minha posição relativamente ao trabalho presente da direcção do clube. Não me vou alongar. Lamento profundamente o estado de coisas, embora não seja isso que me faz dizer-vos adeus, hoje.

Devido a circunstâncias inesperadas de natureza pessoal não poderei dar seguimento ao blogue. É, por isso, com muita pena, sincera e pesada, que me despeço de vós.

Não deixarei de apoiar o meu clube. Não deixarei de criticar o que me parece errado. Não deixarei de partilhar uma opinião que espero ser uma mais num debate profundo que deve fazer pensar seriamente sobre o futuro do FC Porto. Cá estarei, deste lado, sem que a esmagadora maioria de vós alguma vez venha a saber quem sou. Mas sou real. Assim como foi real a minha disponibilidade e a procura de uma explicação ou entendimento para mais um episódio, para mais um jogo, para mais uma contratação, ou para mais uma notícia.

Agradeço assim e sem hierarquias a alguns de vós que foram apoio, confidência, ou inspiração: Jorge Vassalo, Miguel Lima, Jorge (Porta 19), Pedro Sousa e outros mais cuja minha memória não me apresenta. Aos leitores e àqueles que partilharam a minha perspectiva, concordando, ou não.

Perdoem-me se não estive à vossa altura como voz que tem o seu pequeníssimo impacto no mundo portista. Vós, com toda a certeza, superastes a minha. Hoje, a minha vida exige-me outro caminho…

Imbicto e já saudoso abraço!

24 thoughts on “O meu último post

  1. Caro amigo, nem sei que diga. Espero que essas circunstâncias sejam superáveis e te volte a ver por aqui, pois fazes muita falta.
    O teu blogue para mim é uma lufada de ar fresco. Sem desprimor para outros é dos que mais acompanho desde o seu inicio.
    Eu também ando numa de deixar de escrever. Não só pelo desencanto com o meu clube, mas também porque a minha vida pessoal não me permite dispor de muito tempo, mas vou tentar continuar.
    Quanto a ti, se essa tua decisão for irreversível (e espero sinceramente que não o seja) só me resta desejar-te toda a sorte do mundo e que um dia destes nos encontremos por aí.
    Forte abraço e tudo de bom.

    Gostar

    1. Imbicto Pedro,

      Ó meu caro, com toda a certeza que nos veremos por aí 😉
      Veremos como a vida se revela daqui em diante… Certo é que, se voltar, será com outra dinâmica e com outra qualidade presencial.
      Foste, desde sempre, um dos maiores intervenientes deste espaço. Foste um apoio que não posso esquecer, como referência, ainda do anterior espaço onde escrevias, o BiTri, ou no actual Até os Comemos, Carago!. E isso não me sairá da memória e da consideração.
      Como poderás imaginar, estou “obrigado” a seguir o teu trabalho pela pertinência e qualidade das tuas intervenções. Incentivo-te a continuar, pois o que me faz parar, por ora, nada tem que ver com a situação confrangedora e constrangedora em que nos colocaram. Espero, sinceramente, que continues com a mesma dedicação, dentro do possível e contra um ou outro imbecil que lê, não comenta publicamente – ou comenta insultuosamente e
      é naturalmente barrado -, mas lá tenta condicionar as coisas com e-mails.
      Passamos bastante, é verdade. Escrevemos por amor ao clube, subtraindo tempo às nossas vidas pessoais e profissionais, sem remuneração e ainda com grande falta de compreensão, por parte de muitos.
      Não sei como será amanhã, mas hoje, só posso agradecer-te a ti a a todos aqueles que fizeram deste espaço um bom lugar para conviver e passar cinco minutos pela vista.

      Imbicto abraço!

      Liked by 1 person

  2. Nunca comentei, mas faço-o agora.
    Nunca vi o Imbicto como o blog mais popular (com todas as conotações positivas e negativas que a palavra carrega) e lembro-me de quando ainda eram posts em poema espalhados por alguns blogs.
    E´ pena que te vás embora, mas espero que haja um retorno em breve ou como uma aparição especial (tal qual um Mariano com braçadeira), num dos blogs que referenciaste acima.
    Um obrigado e um até já.

    Gostar

    1. Imbicto Csantos,

      Devo agradecer a iniciativa do comentário. É curioso, pois fazes parte de um número bastante elevado de leitores que não comenta os artigos, mas que, depreendo, seguia os conteúdos a todo o momento.
      Este blogue nunca provocou muito, ou apelou ao debate. Foi sempre bem-vindo, embora a escrita possa ter inibido, no seu tom mais pessoalizado de “desabafo”, intervenções objectivas por parte dos imbictos leitores. E isso considero perfeitamente normal, embora aqui, ou acolá, talvez tivesse gostado de uma maior intervenção para procurar perceber e avaliar a opinião daqueles que sempre seguiram o blogue.

      É também a vós que agradeço! Pela fidelidade e pela forma atenta com que sempre leram os disparates que fui escrevendo…

      Imbicto abraço!

      Gostar

      1. Não te sintas mal, alias, só comentei no blog do Jorge Vassalo meia dúzia de vezes e em mais lado nenhum.
        Eu percebo perfeitamente o quão importante é receber o feedback quando tens um blog, mas nem sempre a vontade de escrever ou “chover no molhado”, tendo em conta ao que temos visto nos últimos tempos, no que toca ao nosso clube.
        Que o teu regresso seja para breve e que vás mantendo o contacto no bluegosfera.
        ATÉ JÁ!

        Gostar

      2. Imbicto Csantos,

        De forma alguma! Fica a minha correcção, se dei a entender que estava decepcionado, de algum modo, com quem lê e não escreve. Faz parte e, para além disso, este blogue não tem essa vertente tão evidente de comunicação multilateral – digamos assim.
        Veremos quanto durará a ausência. Certo é que pretendo voltar. Quando é que só a vida mo dirá.

        Imbicto abraço!

        Gostar

  3. É com muita pena que recebo esta notícia, desde o primeiro dia que acompanhei o blogue e sempre apreciei a forma inteligente como foram abordados os assuntos do nosso querido clube! Espero e desejo sinceramente que possas reconsiderar! Um abraço

    Gostar

    1. Imbicto David,

      Agradeço a disponibilidade e o precioso tempo que disponibilizas para ler este, ou aquele disparate vindo da minha virtual pessoa – que até tem carne e osso… Foi um prazer contar com os poucos, mas bons comentários que foram permitindo aprofundar as temáticas e o sentimento de Ser Porto.

      O meu obrigado!

      Imbicto abraço!

      Gostar

  4. caríssimo imbicto,

    o meu Obrigado pelas leituras em primeiro e segundo e terceiro lugar.

    foi sempre um prazer ler os seus lúcidos e bem expostos escritos, e manterei este endereco nas minhas feeds na esperanca que a disponibilidade e a vontade mude, e que cá volte para festejar muitas alegrias!

    um imbicto abraco do voyeur/leitor

    miguel

    Gostar

    1. Imbicto Michael,

      O agradecimento só pode ser meu. Meu e daqueles com quem foi possível, a partir de uma discussão nova, levar mais além algumas questões.
      Farei os possíveis para retomar a escrita, mas sempre na garantia de fazê-lo assiduamente e não da forma como tenho lavado a cabo a mesma. Os leitores exigem assiduidade, com toda a pertinência. O clube, também ele, precisa de mais debate; não da nossa parte, que fazemos o nosso trabalho e expomos aquilo que insistem em tornar mudo, mas de uma direcção com atitudes cada vez menos compreensíveis – tal como foi possível perceber com os acontecimentos vergonhosos do último fim-de-semana.

      No final, a única coisa que queremos, bloggers da Bluegosfera, é, pelo menos, não sermos atacados por aqueles que formalmente e de forma remunerada, servem a instituição que apoiamos, ou elegemos, e que pagamos, sendo como sócios, ou como consumidores.

      Por tudo isso, renovo o meu obrigado.

      Imbicto abraço!

      Gostar

  5. Caríssimo Imbicto!
    Logo agora que me estava a habituar e a gostar de consultar e de desabafar no Imbicto Poema, o meu bom amigo prega-me com esta bombástica notícia…!
    Bom, o Caro Imbicto é que sabe da sua vida e quem sou eu para o aconselhar…
    Apesar de que também eu por vezes sinto-me tentado a desistir de mandar “bitaites” e fechar o tasco: dragaoatentoiii. Vamos ver até talvez o faça um dia destes…
    De qualquer modo associo-me a todos aqueles que lhe querem bem, aproveitando para lhe desejar muitas felicidade em tudo aquilo que resolver encetar…

    Abraço
    Armando Monteiro sócio nª 2770 do FC Porto,
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    Gostar

    1. Imbicto Armando,

      Também eu me habituei aos comentários do amigo, nomeadamente nos últimos meses, sempre com um argumento plausível.
      Veremos como as coisas sucedem. Espero, francamente, poder voltar…
      Não deixarei, como tenho feito sempre, de acompanhar o Dragão Atento III.

      O meu imbicto abraço!

      Liked by 1 person

  6. @ imBicto

    sabes o que penso, já to transmiti. sincera e honestamente espero que reconsideres esta tua decisão, e por muita amargura que exista (e que subsista).

    um dragão nunca desiste, porr@!

    sabes que estou disponível para o que necessitares (excepto guito, que esse não abunda para os meus lados 😀 )

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    Gostar

    1. Imbicto Miguel,

      Porra… Safas-te logo na parte que mais preciso 😛 Era isso mesmo que te ia pedir…
      Agora mais a sério, sabes que não tem que ver com a conjuntura do clube, mas antes do foro pessoal. É, aliás, neste momento que mais necessitamos de vozes activas e escrutinadoras. E isso também já tu sabes.
      A ti agradeço por tudo o que deste e ajudaste a dar com as tuas referências e com a amizade com que acolheste a minha entidade: seja no foro bluegosférico, ou pessoal.
      Não é uma decisão de vontade, mas de necessidade. E se tudo correr pelo melhor, cá estarei outra vez a dar na Dragões Diário que, muito provavelmente festejará, amanhá a minha despedida da mesma forma com que o fez com o outro imbecil #not .

      Um grande, amigo e imbicto abraço!

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

