Bola e Política, uma relação evitável

Imbicto leitor,

Depois de uma noite para esquecer, a bola segue. E nós, seguimos com ela.

É curioso… Foi “apenas” uma derrota. Mas não foi uma derrota qualquer. Deixando a pancada por aqui ao quase literal e tacticamente “ceguinho” em jogos a decidir, com pouca ajuda dos seus “cães-guia” e sem contar com a bengala de outros, o caminho será de calhaus, a partir de terça passada.

Desanuviando um bocado a coisa, pois para já houve um indício agradável com a “reserva” de André Silva para o próximo jogo, gostaria de (re)lançar uma reflexão que me parece pertinente, depois de ter lido a Dragões Diário (ou diários, como dizem uns cromos que por aí andam…) será razoável admitir isto:

“O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, é poucas vezes notícia em Portugal, o que é uma pena, pois trata-se dos políticos mais criativos da Europa e merece que se lhe preste mais atenção. Renzi quer combater o terrorismo com cultura e propôs que os 550 mil italianos que estão prestes a completar 18 anos recebam um cartão com 500 euros para gastar em museus e espectáculos culturais. Saiba mais aqui, vale a pena ler.” – in Dragões Diário, 26 de Novembro de 2015.

Já todos sabem a minha posição. Sou tendencialmente contra este tipo de misturas que, quer queiramos, quer não, geram promiscuidades.

Pinto da Costa é, aliás, o exemplo maior do pior exemplo possível nesta matéria, estando Bruno de Carvalho perto, mas com convicções de outras ideologias. Já Vieira é mais fino, pois tem o estado (nós) a pagar-lhe, alegadamente, dívidas milionárias – sabe-se lá feitas com o quê -, mas não pia declaradamente. E isto, meus amigos… Tudo isto é perigoso.

Não falo, pois, da citação acima da DD, mas das portas que se abrem quando, institucionalmente, declaramos simpatia por um determinado tipo de política que está associada a rostos, ou a ideologias e, por sua vez, a públicos. Os clubes têm, obrigatoriamente, de obedecer a uma disciplina que lhes permita conviver numa certa pax social. E ainda que Renzi seja estrangeiro e um gajo fixe e descontraído na linha da nova tendência reciclada, está inserido num partido com uma ideologia clara, integrada no espaço europeu e associado ao Partido Socialista Europeu (PES).

Se o caso fosse acerca do Liberalismo, do Conservadorismo/ Democracia -Cristã, ou da Extrema-Direita, estaria, igualmente, a criticar, assim como se fosse de Extrema-Esquerda, ou Socialista clássico. No artigo, aplaude-se uma tomada de posição concreta, acerca de uma medida cujo princípio redistributivo pode tolher os espíritos mais libertários do estado.

Por muito compreensivo que tente ser, não posso estar de acordo com este tipo de manifestação. A DD é um órgão oficial do clube que não pode ter nas tomadas de posição políticas e religiosas uma referência explícita, ou implícita, mesmo tendo em conta o modelo vigente europeu tendencialmente Social-Democrata, aceite e sufragado afirmativamente por uma percentagem considerável dos eleitores e base da construção europeia dos anos cinquenta.

A DD não é um blogue. E assim como há blogues clubísticos onde intervêm autores declaradamente tendenciosos politicamente sem que nisso haja qualquer problema, obviamente, já num órgão oficial do clube, parece-me dispensável.

Não, não acho que seja assim tão insignificante, pois o seu deve ser de seu dono e a política não pode, de forma alguma, entrar no espaço desportivo, mesmo desta forma subtil e sem intenção.

Continue-se, portanto, a relevar as trivialidades e os feitos, mas deixe-se os considerandos de adjectivação relativos e subjectivos para outras entidades – seja-se de Esquerda, ou de Direita.

Imbicto abraço!

 

Anúncios

One thought on “Bola e Política, uma relação evitável

  1. e o que dizer de ter um convidado no porto canal a perguntar á mae se sabe fazer pénis? numa escala de absurdo de zero a pedro arroja, cai mesmo lá no topo!…

    imbicto abraco!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s