Rescaldo | FC Porto 2 – 0 V. Setúbal

Imbicto leitor,

Francamente, não sei se concordo muito com a ideia de que o Setúbal trouxe o autocarro. Factualmente, esteve sempre atrás da linha da bola, embora isso não tenha feito com que os sadinos tenham relegado a condição de jogadores de futebol para outra ocasião – como tantas vezes sucede, quando contra nós jogam – mesmo tendo em conta o 73-27 de posse, no final da primeira parte. E é uma equipa interessante. Viu-se movimentação curiosa nas transições e combinações, tendo em Suk uma referência que, a brevíssimo prazo, estará no topo do futebol nacional, sem a condição de estrela que clubes de média dimensão nacional não conseguem dar.

Em relação ao jogo propriamente dito, os destaques vão para Rúben Neves e para Layún.

Nenhum jogador de referência é sempre bom todos os jogos. Ontem, foi um desses dias para Rúben, contando o acaso para o seu próprio crescimento e para a reacção do treinador em compensação da “perda” competiiva do costume por parte de quem, não raras vezes, foi o responsável pelo desbloqueio das partidas. Paciência…

Já quando a Layún, foi inversamente destacado por mais uma exibição que faz esquecer os melhores dias de Alex. O problema era esse… Alex era bom só às vezes (felizmente quando mais precisávamos), enquanto que Layún tem sido sempre bom. Bom e em crescendo; trabalhador incansável e estimulador de colegas. Layún, cada vez mais, assume a sua vontade em ficar, começando a ser, curiosamente, um “perigo” para o interesse de outros emblemas – ainda que com a opção dos tais seis milhões no final da temporada, segundo se diz. Pegou de estaca e bebeu a cultura do clube como poucos. Poderá muito bem estar aqui uma inesperada novidade, até para mim que, como tinha confessado, não o conhecia antes de chegar… Um golo, uma assistência e a média da produtividade a subir de forma clara. Fica, rapaz! E por muito tempo, j+a que és dos calminhos e com cabeça… Curiosa esta tendência em renderem apenas no FC Porto e em clubes de topo, depois de cá terem passado…

Outros dois destaques seriam André André e Evandro. O último, para mim que sou um apreciador pleno do brasileiro, é uma espécie de Marcano, mas no meio-campo. Não se dá muito por ele, numa invisibilidade e discrição que funcionam como peças de um relógio de precisão. Estão lá, trabalham muito e bem, mas ninguém os vê. E isso é extraordinário na definição de uma Equipa.

Não esqueçamos ainda o papel de Evandro no ano passado. Foi ele que, na ausência de Óliver, deu uma segurança ímpar ao meio-campo portista, permitindo consolidar uma estratégia de posse e de segurança incomuns. Mais ainda, estamos a falar de um jogador com uma personalidade extraordinária, paciente, calmo e inteligente. Esperou a sua oportunidade (assim espero o mesmo com Bueno) e afirma-se, hoje, como uma alternativa cujo recurso nada deixa a dever a um “titular”.

Depois, claro, o inevitável André André. Esclarecido, voltou a ser um dos grandes responsáveis pela quebra do enguiço. Fundamental!

Por último, uma palavra para Danilo que parece outro sem gente à volta. Uma espécie de Fernando mais alto e mais novo, que tem mais tendência para atacar. Esteve excelente, ontem.

E assim foi mais um jogo… Apostei numa perda de pontos por parte do Sporting. Enganei-me, mas só nos números! Os jogadores de Alvalade não jogaram grande coisa, como se previa, e só no final (90´) conseguiram os três pontos, depois de uma grande penalidade por marcar a favor do Arouca – clara. E depois, para coroar a ocasião, aquele episódio épico no final, onde só faltou cacete a sério. Enfim… Não sei se é por berrarem muito; não sei se é por berrarmos pouco, mas que alguém sabe muito sem dizer nada, a verdade é que cria mossa… Resumindo, calma! Digam que é “estrelinha de campeão”… Fiem-se na virgem…

Acabo com o destaque para o sr. Martintins. Curiosa exibição da terceira equipa… Temos pena, mas não deu mesmo para expulsar ninguém.

Imbicto abraço!

Anúncios

2 thoughts on “Rescaldo | FC Porto 2 – 0 V. Setúbal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s