Os patinhos

Imbicto leitor,

Há dois tipos de patinho: os feios e os que caem…

Ontem, estes dois tipos de patinho estiveram em destaque, no FC Porto. Vamos lá ao concreto, então…

O primeiro patinho, o feio, é Maxi. Maxi Pereira é um caso sui generis. O uruguaio é conotativa e denotativamente feio; não há nada a fazer. E como se a fisionomia não bastasse, tendo o respectivo desconto de nada poder fazer contra a “mãe” natureza, ainda tinha de lhe passar pela cabeça vir jogar e, possivelmente, vir reformar-se no Dragão, onde fez o contrato da sua vida – se bem que, com os mais recentes rumores sobre Hélton, nada, neste capítulo, se prova como certo…

A condição a que chegou é simples: Maxi sempre jogou de forma viril, feia, caceteira e até provocatória (neste capítulo, dentro e fora de campo). Mas nada há a fazer. O que sempre pensei dele mantenho, com uma agravante: começo a gostar dele, pois para além de representar o nosso clube, começa a perceber – obviamente – aquilo que é a diferença entre o mar de rosas “encarnadas” manipuladas geneticamente para não terem espinhos e a terra dos espinhos, onde preferimos não fazer de conta que temos rosas azuis, precisamente porque é necessário manipulá-las (geneticamente, claro…). E assim sendo, temos de dar o peito pelo home, enquanto ele dá com as pernas, no campo.

Ora, fruto de toda esta circunstância, a discussão faz-se grave, intensa e quase irremediável, onde uns fecham os olhos e outros abrem a boca. E quando a abrem, fazem-no para dizer o óbvio, ou então para acusar os portistas de não serem coerentes quando, factualmente, a média de cartões mostrados a Maxi, no início de campeonato, é estatisticamente a mais elevada.

E depois há os chamados “isentos” que eu considero. Uma isenção escrita por Tadeia, que acusa uns e outros de incoerência, mas que faz, de forma pertinente, uso da estatística do início dos campeonatos para comparar situações. Objectivamente, Tadeia está a ser coerente. Só espero é que Tadeia seja igualmente coerente quando a inevitável obviedade dos números do ano for ao arrepio da sua constatação precoce. Só é pena, portanto, que o comentador se tenha esquecido de comparar a estatística percentual e, pior, a estatística punitiva (5º jogo, ainda por saber, mas talvez hoje esclarecida…), ou a directa (o momento de amostragem do 4º amarelo).

Fechando este capítulo, deixo abaixo o gráfico do Jornal O Jogo de hoje (actualizada, com a cortesia do Imbicto Miguel Lima do Tomo III). Creio que palavras é coisa escusada. Cá estaremos, atentos, à espera de mãos – e bocas – prontinhas a levar com a palmatória…

Maxi_amarelos_ojogo_25-09-2015


Quanto ao segundo patinho, é incontornável: é o próprio FC Porto, embora tenha dado ares de reacção, através de Pinto da Costa, como pode ser lido aqui.

ontem tinha chamado à atenção, em jeito de post scriptum acerca do regresso da “peixeirada” por parte da Dragões Diário (ou Dragões Diários, conforme o sujeito activo de “propalação”, tal como o Sr ponto G da Silva demonstrou, por várias vezes, no único palco que vai tendo, quando a política já não o faz).

O Imbicto Tribunal do Dragão escreve pertinentemente sobre isso, portanto, não me alongarei e reservarei o tempo que não perdem aqui, a ler isto. Relacionado, pois, com isto e por todos nós esquecido, nessa receita milagrosa com a ajuda paliativa dos fazedores de actualidade papeleira.

Meus filhos, hoje é dia de jogo. Se tiver tempo, mais logo, digo qualquer coisinha. Se não tiver, que ganhemos! Pois é nestes jogos “ilusórios” e de favoritismo esmagador – que o Leal (um dos poucos treinadores de jeito neste futeboleco nacional) fez lembrar dos meus tempos de FIFA 96, quando jogava em Amador -, antes da Champions, que a coisa costuma virar asneira.

Imbicto abraço!

Anúncios

4 thoughts on “Os patinhos

    1. Imbicto Miguel,

      Quero ver chegar o dia em que a isenção o obriga a rever a sua opinião sobre o assunto… E vai chagar! Não sei é se o António Tadeia terá uma memória tão fértil, quanto aquela que lhe permitiu lembrar-se do comparativo em começo de campeonatos.

      Foto actualizada! Obrigado!

      Imbicto abraço!

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s