Antevisão | FC Porto vs. Benfica

Imbicto leitor,

Hoje, é dia de decisões. Um resultado negativo da nossa parte. pode, teórica e matematicamente, não significar o fim das possibilidades de alcançar o título. Contudo, fará mergulhar a equipa, a reboque do treinador e da direcção, numa espiral inconsciente de fantasmas do “inconseguimento“, de espécie de crença neo-esotérica.

O perigo é factual, assim como factual é a nossa vantagem teórica – não só por jogar em casa, mas porque temos mais equipa, mais soluções e mais treinador.

Assim sendo, não será difícil adivinhar uma hipotética aposta em jogadores como Imbula, ou Corona, ainda que o segundo possa apenas entrar na segunda parte. Acredito que Lopetegui rodará razoavelmente a equipa no sentido de colmatar a quebra de índices físicos que uma viagem e um jogo à Ucrânia trazem, forçosamente.

Outro jogador que poderá vir a ser essencial será Maxi. O reencontro com o seu antigo clube, tendo o seu grande amigo numa forma tremenda – Gaitán – será uma prova de fogo para alguém que quer dar provas inequívocas de profissionalismo mas que, por outro lado, terá de dosear bem o timing de ataque à bola e aos jogadores, evitando assim o recurso fácil aos cartões, numa evidente e natural expectativa de que o critério mudaria com os ares, desde que resolveu sair dos “encarnados”. Aliás, é este um novo, evidente e escandaloso critério, à altura de formas de controlar o jogo bem mais descaradas.

Estou convicto ainda de que o meio-campo contará com Danilo P. e não me admiraria ver Bueno jogar hoje.

Quanto a cogitações, creio que a defesa deverá encerrar-se com Maxi, Maicon, Marcano e Layún, resguardados por Casillas; no meio-campo poderá jogar Danilo, Imbula e Bueno; no ataque, Lopetegui poderá apostar em Brahimi, Varela e Àbombakar. 

Tenho, portanto, o pressentimento de que haverá surpresas no onze devido a três factores essenciais: gestão do esforço, experiência aliada ao músculo e ainda evitar dar a Rui Vitória a “vantagem” de conhecer André André como poucos, anulando, assim, o elemento em maior ascendente do nosso meio-campo, nos últimos jogos. Mas não será essa uma evidente prova de medo e de fraqueza? Não será isso uma imitação daquilo que se passou no jogo da Super-taça, mas ao contrário, colocando Vitória numa posição de força por medo?

Nada disto é adquirido. Rúben está em claro ascendente e cada vez mais preponderante, mas a sua falta de experiência e de músculo podem fragilizar o FC Porto numa fase inicial, de encaixe das equipas. Para além disso, Herrera pode ser uma forte possibilidade para o onze, embora as exibições sofríveis que tem feito me deixem dívidas quando a isso. Herrera tem, no entanto, uma experiência adquirida e uma capacidade teórica de fazer prevalecer o físico e o transporte de bola com segurança, aparecendo bem em zonas de finalização, mas que de nada valerá se, por exemplo, Imbula, a ser utilizado, continue sem liberdade para transportar e sair da beira de Danilo, fazendo aquilo que melhor sabe e que o fez ingressar no Porto. Ora, é aqui que entra o “factor surpresa” que é Bueno, trabalhando como elo de ligação perfeito entre o físico e o criativo, actuando como segundo avançado ou como médio de recuperação e pressing na primeira fase de construção adversária – como já demonstrou saber fazer tão bem.

André André é uma incógnita. Embora seja óbvia a influência do jogador na equipa, sendo, a par de Rúben Neves, o grande responsável pelo renascimento do FC Porto dos últimos jogos, a verdade é que do outro lado está alguém que o conhece como ninguém. É um risco, mas que talvez valha a pena correr, na minha opinião, sendo a minha leitura acima feita numa lógica de recalcamento que em nada ajuda à confiança da equipa.

Este não é o benfica do ano passado. Não é mais a equipa de Jesus, que joga a medo, um futebol sujo, de piscina e simulação, a fazer passar o tempo, a bloquear adversários sem bola e a apertar fechadinho, cá atrás, à espera que a sorte lhe bata a porta em bola parada. Este é um clube menos perigoso, mas que não deixa de representar um intangível que é difícil de ignorar. Muitos jogadores continuam e possíveis apostas em recém-chegados e em jovens poderá ser o desastre por deixar a nu aquilo que, até agora, não se viu contra adversários bastante acessíveis e cuja prova de fogo foi apenas contra o Sporting.

A ver vamos, apostando, obviamente, numa vitória. E numa vitória por números surpreendentes, especialmente depois de dominado o jogo e das possíveis entradas de Corona, André André e Rúben Neves – salvo lesões.

Este jogo é a doer e é nestas ocasiões que os grandes jogadores se revelam. Ah! E espero que o Jimenez jogue. Estou particularmente curioso e ansioso por vê-lo “sofrer” no Dragão, nuam lição de humildade que teve antes de perceber, sequer, que chegou mesmo a ser jogador do Atlético de Madrid. E já agora, veremos se, a ser o flop que espero no clube da Luz, teremos os fazedores de jornais a criticar os “negócios Mendes” e os milhões substancialmente semelhantes num negócio que tem tudo para ser papel químico do de Ádrian…

Imbicto abraço!

Anúncios

5 thoughts on “Antevisão | FC Porto vs. Benfica

  1. Boas grande Imbicto amigo….

    Digo o mesmo que disse no blog do nosso amigo Portista universal :

    Este jogo, é mais do que 3 pontos… Está em jogo a nosso rogulho, o brasão abençoado…

    Após dois anos, sem ganhar títulos temos que ganhar este. Em nossa casa mandamos nós.

    Temos que ir para cima deles, com cabeça, os 90 minutos….

    Uma outra coisa amigo…Caso esteja errado por favor corrija-me para também emendar no meu blog…Mas julgo que Bueno, não foi convocado para este jogo.

    Assinatura: Dragão

    http://dragaoeaguia.blogspot.pt/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s