Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti

Imbicto leitor,

Há pouco, li isto, in O Jogo (clicar na imagem para ler a notícia):

Cissokho convocatória

Ora vejamos… Aly Cissokho não foi convocado para o jogo com o Estoril. Em seu lugar, jogará José Ángel, ou Martins Indi (aposto neste). E se não foi convocado, terá sido por uma destas três razões:

  • está com problemas físicos de última hora
  • demonstrou fracos índices durante os treinos
  • foi penalizado devido ao erro no jogo com o Marítimo

Se nos focarmos nas últimas duas hipotéticas razões, veremos que, daí, poderemos tirar mais uma de duas conclusões (ou ambas): Lopetegui quis penalizar o erro de forma a demonstrar emenda e a que o mesmo não volte a suceder; Lopetegui cedeu à pressão.

E das duas anteriores, é certo que será aceitável equacionar que, sendo uma atitude tão radical e tão cedo (até devido ao facto de Cissokho vir de lesão e estar em processo de readaptação), que um de dois caminhos é plausível: a permanência, ou a saída – até devido ao modelo de negócio ainda por apurar, em que veio.

Resta-me, partindo do pressuposto catastrofista, lamentar e dizer que, se a direcção do FC Porto tivesse (tido) o mesmo comportamento para com Lopetegui, talvez já cá não estivesse há muito, até porque são os pequenos erros que, acumulados, mais dano provocam, nomeadamente quando estamos perante um novo desafio, onde o todo, como o treinador sempre defendeu, é a soma das partes – no erro e na conquista.

Há precedente “expiatório”: Fabiano e Reyes (e, talvez, Quaresma). Assim como há o contrário, com Ádrian. Resta saber que lógica é esta… a de Cissokho.

Imbicto e desgostoso abraço…


Nota: Artigo escrito por volta das 18h30 de sexta-feira, 28 de Agosto. Por uma questão de gestão de tempo, vejo-me obrigado a gerir os agendamentos da forma que me parece mais adequada para posterior publicação. As minhas desculpas por isso, mas durante os próximos tempos terá, necessariamente, de ser assim, para que não deixe de publicar com a mesma regularidade os artigos que com tanta paciência e consideração têm o cuidado de ler. Caso contrário, seria forçado a um período de paragem que nenhum de nós pretenderá, com toda a certeza. Por isso mesmo, o meu obrigado pela vossa atenção!

Anúncios

6 thoughts on “Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem a ti

    1. Imbicto Jorge,

      Havia José Ángel… Havia rotinas assimiladas por ele. Não entendo a razão pela qual se queima um jogador desta forma e, pior, afasta-se da convocatória como hipotética forma de penalizar.
      Lopetegui esteve mal. Um jogador não pode levar com as culpas todas. Se o houvesse, seria, no limite, um guarda-redes, por razões óbvias.

      Imbicto abraço!

      Gostar

  1. @ belho

    desta vez, estamos em desacordo.
    recomendo-te a leitura do artigo no “tribunal do dragão” sobre esta matéria. sucintamente: o lateral francês tem dois jogos oficiais nas pernas, em 2015; perdeu parte da pré-época devido a lesão; não será em competição que irá recuperar a forma física. infelizmente o mesmo não se aplica ao Herrera – este sim!, um bom termo de comparação com a actualidade.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    Gostar

    1. Imbicto Miguel,

      Ontem li esse artigo, curiosamente sobre o mesmo assunto.
      Obviamente, poderemos ver isto a partir de diferentes perspectivas, como diz o Jorge. A minha é esta, a de que Lopetegui esteve mal na avaliação ao eleger Cissokho para titular. Cabe ao treinador fazer essa avaliação e decidir. Este afastamento é, portanto consequência de uma má gestão técnica a partir de uma decisão precipitada de fazer jogar alguém que não tem jogos nas pernas, nem tem entrosamento.

      Mantenho, no entanto, duas afirmações: Cissokho é um excelente jogador e vai calar muita gente – assim não o queimem; Lopetegui é um excelente treinador, que tem todo o meu apoio, mas que também levará com críticas sempre que ache haver razão (a minha razão) para isso.

      Imbicto abraço!

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s