Breves sobre a Champions

grupo fcp ucl

Imbicto leitor,

Assim direitinho e directo, que já se faz tarde comentar o de ontem, tenho a dizer que as minhas limitações temporais me levaram a acompanhar o sorteio em viagem, propositadamente sintonizada na Antena 1, para ter o gozo de estar perante uma sessão de comédia informativa, sempre que se mexe com FC Porto e benfica, na tradicional compreensão dos factos, que transformaram o Astana num adversário temível, depois de passarem a emissão a desejar os desgraçados e o Porto num coitado que lutará a três para passar… Esperemos, portanto, o discurso de sempre, daqui a quatro meses,  quando disserem que estávamos num grupo acessível onde o favorito facilitou…

Ora, já todos sabem quem calhou ontem, pelo que vou dispensar-vos a repetição. Resta-me apreciar níveis de dificuldade e avaliar os considerandos subjectivos ao momento e ao agente passivo, perante certos comentadeiros…

Bom, o FC Porto vai ter, para mim, a vantagem de jogar duas das primeiras três jornadas em casa. A pressão será menor para um bom resultado, mas, ainda assim, se der para o torto, a pressão é a dobrar, depois, na segunda volta, com deslocações a Kiev e a Londres – logo no último jogo.

O Maccabi Tel-Aviv é um “desconhecido”. Mas um desconhecido que disse “até logo” aos nossos conhecidos de Basileia. Curiosamente, ambas as equipas foram orientadas por Paulo (gentleman) Sousa, tendo sido, igualmente, campeãs – coisa difícil, de facto, a avaliar pela competitividade tremenda, em países onde se têm de preocupar mais com o acto de sair à rua, ou de chegar cinco minutos atrasados ao trabalho, respectivamente.

Há, desde logo, um problema sério com as equipas ditas pequenas, ou “fracas”: o facilitismo. Mas como Lopetegui já demonstrou, no ano passado, com o BATE, ou com os pré-match demasiadamente respeitosos para com todos, não me parece ser esse o caso. E, assim sendo, não deverá haver cuidado especial a não ser no jogo fora, onde o ambiente costuma ser hostil (sem graçolas).

A ter em vista uma sequência de acontecimentos teoricamente normal – coisa que a UCL já demonstrou desmentir imensas vezes, especialmente com a superioridade inquestionável que se vende, dos “encarnados” – o nosso adversário que traz mais responsabilidades será o Dynamo. Uma deslocação longa e a um “relvado” complicado, mas em boa altura climática, a um país instável, mas cujo Direito Internacional e os avanços das tropas russas ainda não permitiram, sequer, proclamar e legitimar o leste do país para si, nomeadamente em Donetsk (ok, srs da RTP!?). Será essencial, portanto, vencer o primeiro jogo, mais do que o chavão obriga.

Em relação ao Chelsea (orçamento), acreditando que poderemos, perfeitamente, rivalizar com o orçamento cá, será complicado ganhar ao orçamento lá. Isto, porque, para os analistas, os orçamentos jogam uns contra os outros e nunca existem corpos de pele-e-osso com emoções e racionalidade a deambularem no meio do tapete verde – para lá da irracionalidade de alguns árbitros, nomeadamente os inúteis que estão de cócoras na linha de fundo… Veremos, portanto, onde mais do que lutar por prestígio, teremos a oportunidade de projectar a nossa imagem, ainda mais, lá fora, nomeadamente em Espanha, devido ao regresso ao Porto, logo para ter como último obstáculo aquele que tentou banalizar, esvaziando-lhe o poder e a alma em sua própria casa.

jogos ucl porto

Veremos o que se passa, mas, este ano, sem a expectativa baseada no ano passado. Tudo porque, nesta altura, a nossa expectativa também não era a de chegarmos onde chegámos.

Relacionado com o tema está o #NotSportingLisbon, até porque os pontinhos que vai conseguir mais facilmente na Liga Europa, a ter em consideração a forma como continuam, vergonhosamente, a ser contabilizados em favor de alguns, artificializando estatutos, valerão, provavelmente, a manutenção do alento do nosso medíocre futebol entre os cinco melhores.

Imbicto abraço!


Nota: Fonte das imagens referenciada nas mesmas, com cortesia do Porto Universal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s