SONDAGEM | A participação de determinadas equipas na Liga NOS deve ser vetada?


Imbicto leitor,

A propósito de uma pequena discussão que tive com o Imbicto João Gonçalves, assíduo leitor e participante deste espaço, sobre a verdade desportiva e suas implicações, nomeadamente depois das declarações de Rui Santos no Play Off, da Sic Notícias, onde diz existir tal evidência sempre que um clube demonstre não possuir condições logísticas para participar na primeira liga, quando não tem o seu estádio disponível, como no caso do Tondela, ou do Arouca.

Deixo à vossa consideração qualquer voto e justificação, caso entendam, na caixa de comentários.

O meu obrigado, desde já!

Imbicto abraço!

Anúncios

8 thoughts on “SONDAGEM | A participação de determinadas equipas na Liga NOS deve ser vetada?

  1. Corrige-me se estiver enganado, mas isto é feito com o consentimento do visitado, certo? É ele que abdica de alguma da vantagem “casa” para ter bilhetes e condições, certo? E olha lá, aqui perto de minha casa, no ano passado, também não foi assim?

    Não viste o enxame vermelho a reservar a rotunda do Estádio dos Arcos, na Vila? Mas isso é diferente em quê?

    A mim interessa-me mais como está o relvado e as suas dimensões! Olha lá se o Paços e o Arouca se fizeram de rogados! A vantagem casa, em equipas pequenas, é sempre directamente proporcional com a sua dimensão – seja em que estádio for… Eu gostava é que o Marítimo (por Deus, que não vejamos o mesmo fulme no Nacional e na União, carago!) viessem para Aveiro!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    Gostar

    1. Consentimento do visitado?? Você está a ver as coisas ao contrário, meu caro: isto tem, obviamente, de partir do visitado (pelo menos formalmente, claro).

      Abraço

      Gostar

  2. O problema começa logo no facto de os regulamentos da Liga permitirem a qualquer equipa disputar até cinco jogos num campo que não o seu (presumo que previamente designado). O caso do Arouca é mais grave que o do Tondela: este último tem, pelos vistos, o seu campo em obras, o que não é inédito e deve, a meu ver, ser contemplado nos regulamentos. Já o primeiro disputou o jogo com o Benfica em Aveiro por meros motivos de “conveniência financeira”. Este último aspecto não deve ser permitido.

    Gostar

  3. Tema tão interessante como pertinente.

    Com espaço tão reduzido, limito-me a acrescentar lenha para uma fogueira maior.

    Muitas vezes me deparo com o pensamento sobre quem deveria ter acesso à primeira liga, a única verdadeiramente profissional e com interesse generalizado. É desolador verificar que 80% dos participantes não têm sequer 3/4 mil adeptos no estádio e globalmente, nem aos 10 mil deverão chegar. E o impacto que isso tem não só no espectáculo televisivo, mas na motivação e desempenho dos seus jogadores.

    Mas seguindo este critério, quantos clubes sobravam? 5, 6? Difícil ultrapassar isto…

    Por outro lado, em termos financeiros, havendo critérios de admissão, têm que ser cumpridos e verificados. Quem falhar, sai.

    Um dia destes vou tentar desenvolver um pouco mais o tema, agradecendo desde já o empurrão.

    Gostar

  4. Caro Imbicto,

    É com muito agrado que vejo a nossa conversa(e não discussão ^^) de ontem, ter uma chamada tão pertinente.

    Contudo e como ontem alertei no final, o Arouca jogou em Aveiro por opção e não por não ter condições, coisa que não se deverá passar com os outros dois grandes e isso sim é um verdadeiro ataque à verdade desportiva.

    Sendo o advogado do Diabo e vendo as coisas pela parte do Arouca… o Arouca encheu o seu Estádio no ano transacto contra o Benfica e teve pouco mais de meia casa nos jogos contra o FCP e Sporting, portanto a decisão financeira e comercial do Arouca é jogar em Aveiro para poder colocar ainda mais gente e ter uma bilheteira significamente maior, abdicando assim da vantagem da casa, mas ganhando muito mais dinheiro.

    Fazendo de advogado do Diabo 2… Se jogaram em Aveiro e tiveram o quê? 15-20mil pessoas? Porque não alugar o Estádio da Luz da próxima vez em vez do de Aveiro e ter 60mil? Ou se não quiserem ser tão descarados, porque não o Restelo e enche-lo de Benfiquistas?

    É disto que estamos a falar… o Estoril foi jogar no Algarve no famoso Estorilgate… qual a diferença dessa e de o Arouca abdicar da vantagem casa para a dar ao Benfica?

    Isto poderia ser resolvido de algumas formas:
    1) Um clube só poderia jogar num Estádio emprestado se o campo se encontra-se realmente interditado (Interperies, obras de recuperação, desastres, etc…)

    2) Poderia, na inscrição na liga, designar um outro Estádio para receber todas as equipas visitadas.

    3) Talvez a mais simples de todas… Todos os clubes da 1ª Liga serem obrigados a dimensões muito maiores dos seus campos (semelhantes aos dos 3 grandes). Esta medida reduziria a mudança dos locais dos jogos para uma vertente simplesmente financeira, afastando a vertente desportiva do paradigma, pois a vantagem de jogar em casa em campos mais pequenos, era exterminada de uma vez por todas e a qualidade do jogo e do espectáculo em Portugal cresceria substancialmente.

    Gostar

  5. A resposta está no ponto 1 do comentário do João Gonçalves.

    Só pode ser permitido jogar noutro estádio quando a equipa que joga em casa tem o seu indisponível por motivos de maior (intempéries, grandes obras estruturais).

    Acho também que cada equipa deveria identificar perante a Liga o estádio “secundário ” antes do início do campeonato. E ainda que o mesmo tenha de estar a uma distância não superior a 50km (para não prejudicar os próprios adeptos (!?) e evitar aberrações como o estorilgate.

    Abr

    JPEG

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s