Rescaldo | Marítimo 1 vs 1 FC Porto

Imbicto leitor,

Foi mau. Muito, muito mau… Fez-me lembrar alguns jogos estranhos do tempo de Vítor Pereira, mas que então sabíamos que íamos ganhar, de qualquer forma. Fez-me lembrar ainda um dos piores jogos que vi do FC Porto, contra a Académica e outros, em bons começos de época recentes que deram em terror.

Hoje estou com um sentimento estranho. Pesado… Parece que a bolada foi tão grande que não passou de um pesadelo. Parece que o FC Porto ainda não jogou. Parece que ainda vai jogar na segunda jornada desta Liga Nos, que promete ser quente e, uma vez mais, colocar quem menos merece à frente de onde deveria estar.

E com tudo isto parece que perdemos… Mas não! Empatámos. Mas a exibição foi tão decadente, tão sem ideias e soluções; tão pouco criativa, que o sentimento de um portista estala de incredulidade como se de uma derrota se tratasse.

Foi mau. Muito, muito mau…

desespero fc porto


Pela positiva

Seria ingrato não extrair aquilo que se salvou pontualmente no meio de tanto desnorte…

Marcano é um senhor jogador. Sou admirador confesso de tudo o que faz e da forma como o faz. Esteve bem em todos os lances em que o vi. Nada a apontar, como sempre… O problema é que nem só de mais golos evitados se faz a vitória…

Brahimi esforçou-se mais do que os outros, mas foi esforço criativo abusado de pseudo-resolução que ignorava, ao procurar respostas, que os colegas estavam ali, longe das marcações que ia arrastando, deixando-me a pensar duas vezes se, a vê-lo como 10, não será pior a emenda que o soneto, sempre que perde uma bola na zona central. O homem é um génio mas não passa. Quer levar o couro para casa. E quando assim é, só uma terapia de choque ajuda a encontrar a solução. Ainda assim, não se resignou.

Danilo Pereira é um monstro. Ontem começou mal o jogo, nervoso e com muitos passes à queima e à espera do erro. Mas com o desenrolar do jogo foi-se libertando da insuficiência do resto da equipa. Um muro que o meio do nada pouco representa…

Àboubakar esteve incansável, ontem. Voltou a fazer de Jackson de forma corajosa e dedicada. Merece toda a confiança que o treinador nele deposita. Mas onde está a mais para ajudar, está a menos para finalizar…


Pela negativa

Praticamente tudo. No dia em que Quaresma faz o que faz, há quem comece a ter dúvidas prontamente dissipadas pelo que aconteceu a seguir, ao ser expulso. Não caiamos é na tentação de culpar exclusivamente quem acaba de regressar e se reintegra na equipa. Cissokho foi mais um, no meio de uma desgraça colectiva. E não me perguntem pelo Herrera, pois nem vos sei responder se jogou bem, mal, ou bem mal…

Zero criatividade. Não é apenas pela questão do 10. O médio criativo era a peça que faltava no jogo de ontem se todos os outros tivessem correspondido às funções que o número lhes incumbe. É necessário e urgente recuperar Quintero, ou ir ao mercado, para essa posição. Mas de nada valerá se o “mal da Madeira” continuar a pairar sobre as cabeças como se de uma ponte entre o conforto e o desconforto se tratasse, à antiga…

Zero táctica. Lopetegui esteve mal. Ontem praticamente só vi 433. As alternativas não aparecem em termos de caudal avançado com duas peças. O Marítimo jogou bem, dando tudo – como sempre, contra nós – e montando o tradicional autocarro de dois andares com duas linhas de quatro juntinhas à entrada da área, esperando-se que a segunda parte trouxesse o xeque-mate a uma equipa completamente estoirada. Aliás, havia já jogadores insulares a cair de cansaço ao fim de meia-hora. Mas nada. Nada aconteceu. Não houve ideias por parte do treinador que tanto costumo defender, mas que ontem esteve, assumidamente até, francamente mal. E se Bueno cá está, para que veio?

Zero colectivo. Nada. Nadinha. Passe para o lado e para trás. Previsibilidade ao mais alto nível. Chegou a um ponto do jogo que até eu já previa duas ou três jogadas com antecedência. Casillas bem tentava, até com passe em em profundidade que nem os foras-de-jogo constantes e erradamente tirados escamoteiam. O meio-campo foi não mais do que sósias carregando nomes e números daqueles que lá deveriam ter estado.


Que venha o próximo jogo! Quero esquecer que isto aconteceu. Mas isso só será possível se vocês souberem como fazê-lo. Porque agora, já não me basta “apenas” ganhar. Agora, têm de me convencer…

Imbicto abraço!


Imagem: Vítor Parente, Zero Zero  (nem de propósito…)

Anúncios

7 thoughts on “Rescaldo | Marítimo 1 vs 1 FC Porto

    1. Imbicto Jorge,

      Isto é extraordinário: não quererem perceber que é raro alguém “pegar de estaca”. Cissokho já cá esteve, mas é como se não tivesse estado. A única vantagem é a adaptação. Agora, falar-se em Siqueras??? Faz sentido, sim, dar tempo ao Cissokho e contratar, eventualmente, um jovem que cresça, como o do Barcelona B, que tanto aprecio…

      É, de facto, espantoso descobrirmos um Alex Sandro com um grau de genialidade que desconhecia… Alguém cujos dias de “apagão” eram mais frequentes do que os bugs de rede…

      Imbicto abraço!

      Gostar

  1. Lopetegui não esteve mal. Infelizmente Lopetegui está mal, ou melhor, continua mal.
    Não foi só ontem, é o padrão: ausência de modelo ofensivo com princípio, meio e fim (golo). Vai-nos valendo a qualidade dos jogadores. Mas não vou desistir já do homem, prometi que era até ao final da época (espero não ter que abortar à quinta jornada).

    Gostar

  2. dass..

    Tenho 15 dias com a equipa, a nível ofensivo, “só” sei cruzar, fintar não é comigo….é óbvio que fui o elo mais fraco, eu e a equipa que não me ajudou e confiou em mim como se fosse o Alex…
    culpa do mister ou minha? de todos…..

    Abraços

    PS: como é óbvio não sou o Cissokho

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s