Não é criatividade; é inteligência

Imbicto leitor,

Já ´tava com saudades de dizer-te um olá. Querer desabafar por entre linhas pixelizadas, sem o tempo de outros tempos.

Não sei se serei tão regular e incisivo na intervenção que tem pautado este espaço que te vai cativando, aos poucos e que, por certo, te fará voltar no acto de “bom filho” tornado a casa.

Muitas coisas passaram desde que escrevi pela última vez. Mas a verdade é que nada mudou. Portanto, felizmente e a reboque do obséquio do grande e imbicto Miguel Lima, para quê mexer e remexer naquilo que não traz mais que odor?

Vamos à questão: “o FC Porto precisa de criatividade”. É o que mais leio e o que mais vejo reproduzido em fertilidade por entre autores e comentadores. Não, meus caros! Não é isso que penso, ou Quintero (my precious…) não seria carta fora do baralho; ou Quaresma; ou Carlos Eduardo; ou os que poderiam ter vindo através de papel e por lá foram ficando, na infelicidade de não ver Gourcuff dar cá uma perninha menos aleijada do que sempre, naquele joelho à espera de uma oportunidade de provar que ainda quer ser mais que Zidane. Falamos de inteligência. Pensamento; rigor e táctica. Falamos de interacção, leitura e compreensão. Falamos de encéfalo alerta e de leitura de jogo e de rosto. Falamos de Óliver. Falamos de raça e entrega; suor e lágrima. Falamos da percepção do momento, sabendo recuperar, sabendo retomar o jogo em entrega absoluta que consegue recuperar bola vinte metros atrás. Falamos de velocidade de execução e de precisão de passe – último, ou penúltimo. Falamos dos braços que aguentam o carrossel; não do carrossel, mesmo parecendo de fácil desmonte.

É o que falta. E está quase… Por entre especulação, raiva, imaginação, boato e peta. Lamela que corta lima, amarga. Inverdade, ou dúvida: são estas as estratégias de uma certa e necessária persuasão.

Até pode vir quem mais se fala, mas o alvo está há muito escolhido. Não será por acaso a demora de um assunto tão facilmente resolúvel… Tudo o resto é uma segunda escolha. Com nome mais ou menos gritante, não há nada que compense aquilo que este ano vimos e pareceu instante.

E se existe saudade de jogador recente, é porque o queremos como certo na volta do carrossel que ele próprio nos mostrou saber fazer andar…

Imbicto abraço

Anúncios

10 thoughts on “Não é criatividade; é inteligência

  1. Vai ser à justa… o Simione (segundo JJ) vai adiar a decisão… a certa altura vamos ter que ir por outra solução ou arriscar esperar e ficar sem nenhuma. Como é sabido, gostava muuuito que voltasse. Mas se não o deixarem ser feliz, teremos que ir à nossa vida…

    PS – fiquei sem conhecer o imbicto palpite no passatempo…

    Gostar

    1. Imbicto LAeB,

      Veremos… Continuo convicto de que chegará. Há sempre o risco de ficar à nora, mas de reforço; nunca de jogador para a posição, até porque muitos estão esquecidos de que Quintero, Herrera e Brahimi ainda cá estão e, principalmente os dois últimos, já experimentaram fazer o lugar noutras circunstâncias.

      Imbicto abraço!

      Gostar

  2. Penso que um criativo nos faz falta, um numero 10 com intensidade e tacticamente evoluído..Quaresma não jogava pelo centro, e Quintero não quer ou não souberam fazer dele esse jogador. Não podemos esquecer que Jackson já cá não está e Abouba não recua como ele para vir buscar jogo..Precisamos de alguém que leve a bola para frente e esse alguém já está escolhido há muito tempo, chama-se L.Lima e o próprio PC o reconheceu na mais recente entrevista. Sou da opinião que actualmente temos plantel para sermos campeões ,faltando apenas um avançado pois so temos Abouba e o menino André,manifestamente pouco. No entanto com L.Lima o nosso nivel subiria bastante.
    Quanto a Oliver mantenho o que difo a bastante tempo, é um jogador que gosto muito ,mas não nos faz falta, alem de que tenho tanto confiança e esperança em Sergio e André que não quero que venha mais ninguém e lhes tire minutos.
    Posso inclusive deixar aqui a informação que o Oliver podia estar cá por empréstimo durante um ano, envolvido no negocio de A.Sandro, no entanto PC recusou,pois queria em definitivo os 50% do passe.

    Notas do Mercado que ouvi de um passarinho:
    Rudiger poderá ser nosso jogador,faltando apenas convencer o jogador a vir para Portugal,algo que está difícil, com o Estugarda há acordo. É o jogador que Lope quer.

    L.Lima muito provavelmente virá, já esteve quase certo, deixou de estar e agora parece tudo encaminhado novamente.

    T.Rodrigues sairá para a Madeira.

    A.Sandro ainda poderá sair se pagarem 30M limpos

    Temos uma proposta entre 20-25M pelo nosso menino R.Neves e pelos visto estás ser analisada, espero que não saia.

    Lope ao contrário do que se diz não lhe agrada Lorente, o que sinceramente me alegra pois tambem não vejo necessidade de um jogador com idade, preço e características dele.

    Contratamos mais um GR que irá jogar noutro clube, um jovem de grande valor .

    Abraço

    Gostar

    1. Imbicto Pedro,

      A palavra criatividade está associada a um certo preconceito do bonito e do espectacular – um pouco à imagem de Quintero, antes de jogar numa equipa a sério, ou numa equipa que não tenha o modelo de jogo do FC Porto (Sel. Colombiana). O facto é que ser criativo pressupõe encontrar solução no inesperado, ser astuto e perspicaz. A minha chamada de atenção provocatória no título vai de encontro a isso mesmo, a uma necessidade de perceber o contexto da tal criatividade neste FC Porto, até por contraste a Quaresma (ainda que quase mudado). Ainda que a criatividade, latu sensu, vá mais de encontro a um Quaresma ou a um Quintero, essa mesma definição pode ser discutível, até porque de nada vale sê-lo sem que exista concepção do colectivo – e basta olhar para exemplos incontáveis de equipas milionárias cheias de nomes a jogarem sozinhos.

      Quanto às fontes do Pedro, se estiverem correctas – menos na opção Lucas Lima, porque aparentemente, o não redondo do (pouco) Modesto continua -, é pena pensar-se numa opção que envolva venda de Rúben Neves, hipoteticamente ao Liverpool (nem do empréstimo sou a favor e basta ter visto o último jogo para perceber porquê); assim como me parece que Llorente nunca foi opção credível para a frente. Já Alex Sandro, a ser vendido, terei de remeter a minha opinião à entrevista do presidente, salvo contrapartidas e a vinda de Grimaldo.

      Em relação à defesa, apesar de uma certa preocupação nos outros dois jogos, neste até em Lchnovsky vi alguém a crescer muito bem. Portanto, por muito bom que seja Ruediger (facto), não vejo com bons olhos amarrar um jogador que até está lesionado, salvo com princípio de acordo para o mercado de Inverno. E aqui, no Anderlecht temos um valor ainda melhor…

      Imbicto abraço!

      Gostar

      1. Mudando um pouco a palavra,precisamos de um jogador mais vertical,mas que consiga ser tacticamente evoluido.. Dentro dessas características faz-nos mais falta L.Lima ou outro desse género que Oliver. Se derem uma oportunidade ao Andre não no vamos arrepender. Alem disso a vinda de Oliver está condicionada a venda de alguém, que seria o Herrera. Se houver proposta entre 20/25 Milhões Herrera sai.
        Anda tudo muito preocupado com o meio campo, e na minha opinião um PL suplente para o Abouba deveria ser a prioridade.

        Quanto aos passarinhos, apenas relato o que me contaram: Ainda entrarão 3/5 jogadores e vai haver saidas.
        Queremos: L.lIma , Rudiger(Tambem acho que não precisamos, temos uma boa defesa), e contratamos o substituto do Helton.

        Quanto ao Ruben, há uma proposta ,mas espero que não saia, ainda é muito novo,apesar de este ano se perspectivar que vá jogar pouco.
        O Alex por 30M limpos sai, tinha estranho PC ter dito o que disse pois 30M é muito dinheiro,mas não eram limpos(Era dinheiro mais jogadores).

        Para terminar e relação a Oliver, o Atletico pede 15M pela sua % do passe.

        Gostar

      2. Imbicto Pedro,

        Temos posições diferentes…
        De facto, o meio-campo, na minha modesta opinião, é prioritário devido: ao excesso de jogadores com o mesmo tipo de valência nas posições 8/ 6 e ainda ao facto de ser extremamente complicado encontrar um jogador que encaixe no modelo de Lopetegui.
        Sem dúvida que Lucas Lima é um jogador extraordinário, mas não me parece encaixar tão bem quanto Óliver no sistema de meio-campo – ainda que os argumentos que apresenta sejam válidos.

        A frente não me parece um problema tão grande. Há imensa escolha no mercado e, tirando os nomes sonantes, dúvidas haverá sempre…

        Em relação a saídas, se não ficar a 10, Herrera deverá ter guia de marcha. Não acredito na saída do Alex Sandro, salvo grande insistência do próprio, até pelos episódios da braçadeira e da entrevista de PdC.
        Quanto à defesa, creio que estamos todos a exagerar um pouco. Não percebo muito bem a urgência, a não ser por implicância com o Maicon e com o Indi.

        Imbicto abraço!

        Gostar

  3. …d’acordo quando fala em inteligência, d’acordo se Óliver puder vir, desde que com opção de compra. No entanto penso que Sérgio Oliveira, melhorada a sua intensidade de jogo, em meu entender a sua grande lacuna, poderá ser uma óptima alternativa, uma vez que lhe reconheço capacidade de passe, longe/perto, acima da média, excelente visão periférica e a imbicta inteligência, necessária, para não desiquilibrar o jogo colectivo e que é apanágio de todos os grandes 10… Opiniões…

    Gostar

    1. Imbicto Ega,

      O Lope já o tentou a 10 e a coisa correu mal, pela falta de intensidade e pela falta de entendimento com os colegas. Mas não deixo de achar que o Ega pode ter razão, com a devida tolerância à adaptação do lugar.

      Quanto a Oli, sempre com opção de compra, ou então sem opção, mas a dois anos…

      Imbicto abraço!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s