Velhas-novas

Imbicto leitor,

As últimas vinte e quatro horas têm sido pródigas em “velhas-novas”. Ou seja, em notícias esperada há muito que careciam apenas de confirmação.

O lado positivo das duas grande novidades de ontem, é que conseguimos alcançar dois objectivos distintos, igualmente importantes para a manutenção da competitividade e da identidade do FC Porto.

Em primeiro lugar, do ponto de vista financeiro, Brahimi viu o seu passe ser recomprado pelo FC Porto, numa manobra um pouco estranha apenas pelo simples facto de ter sido demasiadamente evidente o jogo de cintura entre intervenientes e portadores do passe do jogador argelino.

Resumamos, então, o processo, cronologicamente. Primeiro, a notícia. Depois, o que interessa:

Brahimi economico

in Económico (clicar na imagem para ler a notícia)


A isto, como todos já sabem, seguiu-se este comunicado à CMPV:

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores  Mobiliários, vem informar o mercado que alienou, em regime de associação económica, 80%  dos direitos económicos do jogador Yacine Brahimi pelo montante de 5.000.000€ (cinco milhões  de euros), à Doyen Sports Investments Limited. 
Mais se informa que no mesmo acordo está contemplada a opção de recompra dos direitos  acima referidos.”
Ontem, o FC Porto comunicou à CMVM o seguinte:
“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter adquirido por 3.800.000 euros (três milhões e oitocentos mil euros), 30% dos direitos económicos do jogador Yacine Brahimi à Doyen Sports Investments Limited, ficando a deter 50% dos direitos económicos do jogador”

Existe um outro dado claro: o dos montantes e das dúvidas surgidas nas mentes mais naÏf. Ninguém acreditaria que a Doyen ficaria a perder com este negócio, mas também ninguém acreditaria que seria possível Brahimi cá estar, principalmente pelos valores pelos quais foi negociado o seu passe. São negócios onde todas as partes ganham, quer queiram, quer não. E que, para mal da nossa competitividade, têm os dias contados – pelo menos desta forma.

E antes de salivarem de raiva com um aparente prejuízo sugerido pelos números, falaremos entretanto, quando Brahimi for para “um clube maior” (veremos…).


A segunda novidade é a melhor de todas, ainda por cima, para preencher o vazio identitário que tantos identificam: a confirmação de André André. Sabemos que o presidente já o tinha feito. Não que duvidasse, mesmo com o barrete que foi, no mesmo seguimento, a declaração de que Jackson iria para o AC Milan, mas é sempre fantástico perceber como lhe assenta o azul-e-branco.

andre andre apresentação

in O Jogo (clicar na imagem para ler a notícia)


Em ambos os casos o número trinta aparece. São trinta anos, os que separam o António André do André André, no momento em que assinam pelo FC Porto. Não sei se o segundo estará à altura do primeiro… Há quem diga que não; eu digo que sim.

São também trinta por cento, os valores de passe recomprados pelo passe de Brahimi. Isto somado aos mais de trinta anos que fizeram do FC Porto um dos clubes mais gloriosos e vencedores da Europa sob comando de Pinto da Costa dá quase uma conta perfeita…

Mística e utilidade desportiva juntos, em ambos os casos: o modelo a seguir, com realismo, contenção e competitividade.

Imbicto abraço!


P.S.: Encontra-se ainda em aberto a votação para perceberem qual é a camisola do FC Porto da qual mais gostam. A propósito disso, reparem na perfeita inversão cromática do padrão que existe entre a camisola envergada pelo pai e pelo filho. Só falta mesmo o número a vermelho…

Anúncios

3 thoughts on “Velhas-novas

    1. Imbicto Jorge,

      As minhas desculpas! Só agora cheguei a casa, apesar de ter aprovado o comentário há umas horas…

      Tens toda a razão! O episódio Milan tem de ter uma explicação bem mais robusta do que aquela que a superficialidade e o óbvio vêem…

      Imbicto abraço!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s