Guardanapos de papel que aspiravam ser guardanapos de pano

Imbicto leitor,

Queria dizer que fiquei surpreendido com estas declarações, mas não consegui, confesso:

«O euro é igual a norte ou a sul. Para o Marítimo é indiferente que seja no Sporting ou no FC Porto. Negócio é negócio e não que há que misturar situações passadas. O jogador tem as propostas em mãos e vai tomar uma decisão no fim de semana», in Mais Futebol

E não consigo surpreender-me porque há indivíduos que fazem parte de grupos de aspirantes a gente importante que não estão destinados a sê-lo, embora tentem.

E porque é que digo isto? Simples! Basta recuar no tempo – e não é preciso ser assim tanto – para encontrar verdadeiras vénias, num “sir, yes sir!” que escorrega nos limites do repugnante:

“Há umas semanas o Camacha voltou atrás com o que tinha combinado com o FC Porto e não cedeu as suas instalações para um treino dos dragões, porque o Marítimo, impondo o seu estatuto na região, o impediu. Agora, quando faltam duas jornadas para terminar o campeonato, uma delas na Luz, o Marítimo treinou no Caixa Futebol Campus. E depois enchem, uns e outros, a boca de verdade desportiva. É amor, só pode”, in Dragões Diário, 12 de Maio de 2015 – através d´O Jogo

Bem porreiro, hein? E nem sequer recuarei mais por duas razões: toda a gente se lembra dos episódios passados entre FC Porto e Marítimo, com processos judiciais movidos, recalcamentos acerca de transferências de jogadores, ou acusações de uma certa “leveza do ser” sempre que enfrentavam o clube rubro da segunda circular; também porque toda a gente já percebeu porque é que o pio começa a ficar fininho por determinados lados.

“Depois da decisão de suspender o aval do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o Marítimo corre o risco de entrar em incumprimento e as obras poderão parar. “É uma realidade, uma vez que o clube tem contratualizados os pagamentos, numa altura em que as obras da nova bancada estão a decorrer com alguma celeridade”, in O Jogo

Infelizmente, quem se trama com a pessoalização das instituições é sempre o clube, os seus jogadores e as suas gentes. A lógica “astral” do poder e da conveniência vai semeando desgraças, aqui e ali, e vai relegando clubes com potencial para lugares que não são o seu. Mas são escolhas feitas pelas massas adeptas. É democrático, segundo dizem. E, mais ainda, é inquestionável.

Não deixa, ainda assim, de ser uma lógica que agora parece estar a acabar, inspirada em exemplos do passado, onde estiveram envolvidos clubes “amigos” de hegemonia cortada, quando se interrompe o vínculo umbilical entre a política e os reflexos da cultura popular, como é o futebol exemplo disso.

O presidente do Marítimo escolheu mal os aliados. Não porque os aliados não tenham poder, mas porque não percebeu que o poder tem duas faces. Pior, que o seguidismo tem vantagens e desvantagens. E quando chega o momento de recolher dividendos, há sempre o risco de nada haver, simplesmente porque a coisa não é clara e nada se pode exigir em troca.

Hoje, o Marítimo arrisca-se a encontrar um futuro penoso pela frente devido à reformulação da distribuição de verbas. São três clubes na primeira liga e algum dia teria de haver lógica. Algum dia teria de haver clubes tratados por igual.

capa guardanapo

Carlos Pereira e a entrevista “explosiva” e, quiçá, badahoca, n´A Bola


A justiça tarda, mas chega. E quando se entra num jogo disposto a tudo, podemos perder, ou ganhar. Alguém nesta história toda quis ser grande. Não passou do querer. Até porque a lógica leve dos solteiros e casados tem sempre um preço: o de, a brincar, a brincar, sair quilhado do jogo.


E assim se distingue a nobreza dos guardanapos. Sempre ao serviço da limpeza de quem os carrega:

Para quem seis deu,

A prova dos nove esqueceu…

Em abono da verdade,

Com mais ou menos dignidade;

De papel, ou de pano,

Não há nódoa que caia sem dano…


Imbicto abraço!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s