Hoje é dia de jogo… E de pensar

Imbicto leitor,

A votação continua até amanhã, mas parece-me já existir uma clareza evidente em relação às intenções do meu caro e imbicto leitor – 69 de percentagem é, como diria Mota Amaral, “um curioso número”…

Pois bem… A bola roda lá para as 19H15, no Bonfim (curioso nome) e a ansiedade moderada vai ocupando os poros, a ver se se escapa mais logo, eriçando a penugem, ou liquidificando em suor frio.

É uma espécie de masoquismo… Teoricamente, tudo leva a acreditar que o andor vai mesmo regressar “à Capela” (na denotação, ou conotações possíveis da coisa), depois de mais um canto de galo (“porque de cisne”, como diria o Miguel Lima) que, desta vez, não clamou por inocência a mais que teve num estilo de jogo Português Suave. Não sei por que raio continuo ansioso para ver a bola rolar, quando, adivinho, nem os nossos pupilos o estarão. Mas é mais forte que eu. É coisa que não mata, mas mói. É um estado de negação que ainda acredita em algo, porque é possível matematicamente – ainda que esta “matemática-mente”.

Estamos, assim, na constatação absoluta de um dos piores campeonatos desta Europa, cada vez mais transportadora do envelhecimento das suas gentes para tudo em que mexe, com hábitos maus de mais para serem verdade, na recusa da tecnologia no jogo, ou na contínua diluição de poderes que não conhecem barreira entre o político e o desportivo.

Mas a crise parece ter-se infiltrado na mentalidade do Dragão. Aquela fortaleza que parecia intransponível e imbicta, é hoje uma soma quase nula de pedregulhos pouco pensantes, que estão ali só para fazer número, numa espécie de “portismo intermitente” ao sabor da nortada. Há hoje uma estranha forma de vida: uma praxis desportiva que se aproxima do mais superficial dos adeptos a quem se costuma apelidar de “glory hunter”.

Francamente, não sei o que nos esperará logo. Não sei mesmo! É daqueles jogos onde o imbicto parece uma palavra despida de força e de história. Onde uns dois ou três mil gajos despidos com tarjas vão gritar que nem tolinhos por uma causa que na cabeça dos próprios jogadores já não colhe.

É isso mesmo: não sei. Tal como um qualquer “vai-se andando” derrotisticamente tuga, pouco mais há a dizer: entre a desilusão e a soma dos dias que parecem, até ao final do campeonato, não valerem muito mais que espuma.

Mais logo cá estarei… Vamos lá ver no que dá… Eu quero acreditar, mas a soma circunstancial mais ou menos religiosa, com o silêncio mais ou menos mudo da nossa estrutura e junto a um processo de auto-destruição das gentes adeptas mais ou menos portistas, faz-me adivinhar um período complexo que poderá levar o nosso FC Porto a um tempo que se quer de forte união e reflexão.

Assim me fico, mais ou menos. Mas à espera de um sinal.

Abraço imbicto! Que a paciência, a memória e a razoabilidade estejam contigo!


Imagem de Capa: Fotos da Curva

Anúncios

2 thoughts on “Hoje é dia de jogo… E de pensar

    1. Obrigado, caro Jorge!

      De facto, os sub-19 têm feito jogos de qualidade extrema. Há um fosso que os separa do resto. Houve um jogo, em Vila do Conde, onde a equipa esteve menos bem, com a vantagem de termos podido perceber todo o potencial de Gudiño. Que grande exibição, uma vez mais, nessa altura.

      Os B, é o que referes… E, francamente, não entendo que raio foram os miúdos emprestados ao Vitória fazer… Mas entende-se a lógica negocial (perdendo-se, parcialmente, a evolução desportiva).
      Ontem, contra o Sporting, mais erros claros de orientação, somados a um golo que parece ter caído do céu, para os bês de Alvalade.

      Falando de valores, sim. Acredito nas garantias demonstradas (para quem vê jogos de outros escalões…).

      Abraço!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s